segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cientista comprovam a existência de lago em Marte

Durante anos, estudos tentaram obter alguma prova concreta da existência de antigos lagos em Marte.Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, conseguiram nesta quinta-feira por fim a essa busca. Eles identificaram no Planeta Vermelho um longo e profundo cânion, além dos restos de uma praia. Segundo os cientistas, esses são resquícios de um lago que já existiu na superfície do planeta.
De acordo com os pesquisadores, esse lago pode ter possibilitado alguma forma de vida em Marte no passado, antes de ter secado.

Reino Unido propõe financiamento contra as mudanças climáticas

Faltando menos de seis meses para que sejam realizadas as negociações do clima, em Copenhague, capital da Dinamarca, o Governo Britânico se pronunciou, divulgando suas posições sobre elementos-chave para um acordo efetivo, ambicioso e justo. O Primeiro Ministro do Reino Unido Gordon Brown propôs que países de primeiro e terceiro mundos entrem em um acordo financeiro. Ele pediu que 100 bilhões de dólares fossem arrecadados por ano, até 2020, para ajudar os países em desenvolvimento a reduzir suas emissões, combater o desmatamento e se adaptarem às mudanças climáticas que já estão sendo sentidas.
"O Reino Unido está determinado a assegurar um acordo internacional em Copenhague que coloque o mundo em um caminho que evite as perigosas mudanças climáticas. Todos os países devem agir, mas para ajudar os países em desenvolvimento a ter um crescimento de baixo carbono e resistente ao clima, nós precisaremos de um novo sistema de apoio financeiro para tecnologias sustentáveis, desmatamento e adaptação. Eu espero que as propostas que apresento hoje ajudem a colocar as discussões nessa direção", disse o primeiro-ministro britânico.
 
©2007 '' Por Elke di Barros